terça-feira, 26 de outubro de 2010

Representante Comercial: falar em público é uma das suas mais importantes atribuições.



Representante Comercial: falar em público é uma das suas mais importantes atribuições.

Falar em público para um profissional de vendas é quase sempre: simples e complicado.

Mesmo que para audiências pequenas, inspira medo, às vezes até terror. Esse medo é um dos males mais comuns no mundo das vendas.

Falar em público trata-se basicamente de Você ser capaz de expor com clareza suas idéias numa sala de reuniões, quando estiver numa negociação ou nas suas apresentações de vendas, além de workshops para os colaboradores de seus Clientes.

Saber comunicar-se bem é essencial para quem quer seguir em frente na profissão de Representante Comercial e é pré-requisito para se ter Sucesso.

De nada adianta ser o melhor em algo se ninguém souber disso. Pode estar certo de que cada vez que Você evita aparecer em público, alguém estará fazendo o contrário.

Vencer o medo de falar em público é fundamental para Você ter chance de Sucesso e é possível dominá-lo, fazendo-o trabalhar em seu favor.

Não existe nada especial nesta atividade. Não é um “dom” genético herdado, nem está sujeito à inspiração divina. É uma questão de procurar ler sobre o assunto e praticar.

As pessoas retêm 20% do que elas vêem; 20% do que elas escutam: 50% do que elas vêem e escutam e 85% das coisas que fazem (envolvimento). Com prospects qualificados, suas chances de conseguir uma venda são de 79% se utilizar auxílios visuais, mas de apenas 58% de não utilizar nada. Sabe por quê?

Porque o cérebro consegue assimilar cerca de 500 palavras por minuto, mas só conseguimos falar 140 palavras por minuto.

Então a pessoa que escuta tem tempo para ficar divagando e acaba distraindo-se. Qualquer forma de auxílio visual ajuda a evitar essa falta de atenção e aumenta suas chances de vender.

Outra questão muito importante é Você mostrar respeito pelo tempo das outras pessoas. Veja algumas dicas para mantê-lo alerta em relação ao assunto, sempre que estiver falando com um prospect:

1) Existe realmente uma boa razão para Vocês estarem conversando?

2) Seja específico. Saiba exatamente o que quer dizer;

3) Prepare antecipadamente seus pensamentos e sua apresentação. Entre na reunião/apresentação com os principais assuntos organizados, principalmente mentalmente;

4) Seja breve e vá direto ao ponto. Tentar explicar tudo ao mesmo tempo acaba diluindo a força da sua mensagem;

5) O mais importante: seja claro. Você tem a missão de simplificar a vida dos seus Clientes.

Na sua próxima apresentação de vendas, siga as etapas abaixo e dê maior organização a sua mensagem:

1) Faça uma introdução correta - Para conquistar a simpatia dos ouvintes inicie fazendo alguns elogios sinceros e apresente-se demonstrando de forma gentil como está envolvido com aquele ambiente e com tema que pretende desenvolver. Para conquistar a atenção logo nos primeiros momentos use uma frase de impacto, conte uma pequena história, levante uma reflexão ou mostre os benefícios que os ouvintes terão com o tema;

2) Prepare o assunto de forma conveniente - Comece essa 2ª etapa contando qual o assunto que pretende desenvolver, o problema que deseja solucionar e as partes do assunto que tem intenção de cumprir. Sabendo qual o assunto que irá abordar, o problema a ser solucionado e as partes que serão cumpridas, os ouvintes acompanharão com maior facilidade sua exposição;

3) Aplique tudo o que foi preparado - Desenvolva o assunto proposto, solucione o problema e cumpra as etapas prometidas. É aqui, neste momento que Você irá também apresentar seus argumentos. E se encontrar resistência dos ouvintes deverá refutar essas objeções, procurando colocar-se no lugar do outro;

4) Finalmente a conclusão - Capriche no encerramento e reserve o momento de maior emoção para o final. Em uma frase ou duas comente qual foi o assunto abordado e termine fazendo com que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com sua mensagem.

Esse é um plano simplificado e fácil de ser assimilado. Na sua próxima apresentação de vendas procure pôr esses conceitos em prática e descubra como fica muito mais fácil abordar qualquer tipo de assunto. Embora seja muito simples assimilar esta seqüência, se mesmo assim Você tiver algum tipo de dificuldade para aplicá-la, esquematize sua apresentação da seguinte maneira:

Conte sobre o que vai falar
Fale
Conte sobre o que falou

Não é nenhuma brincadeira. É exatamente assim que uma boa fala deve ser esquematizada. Com essas três partes mais simplificadas ainda, Você irá organizar e expor com tranqüilidade sua apresentação de vendas.

BOA SORTE E SUCESSO!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$