terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SOCORRO. Quero ser Representante Comercial. O que faço???????



SOCORRO. Quero ser Representante Comercial. O que faço???????

Primeiro, quero te dizer que Você está ingressando na mais antiga profissão, uma das mais promissoras e que também castigou milhões pelo fracasso, mas que vai te proporcionar um conhecimento constante e uma conseqüente desenvoltura profissional e pessoal.

A atividade de Representante Comercial é essencial para as grandes empresas, formando a base de distribuição de todos os produtos, podendo atingir todos os pontos do País, com uma assistência mais próxima do Cliente e consumidor, um relacionamento mais ágil e eficiente entre os Clientes e as Representadas, pois o Representante é, em sua região de atuação, a voz oficial da Representada perante o seu mercado.

É uma atividade que exige dinamismo, desenvoltura comunicativa, perspicácia, senso de oportunidade, capacidade de observação e de convencimento. Estas características, somadas, resultam naquilo que se denomina de “tino comercial” e que identificam um bom Representante Comercial.

Este profissional tem a função básica de mediar vendas entre o Cliente e a Representada, sendo responsável pela negociação e acompanhamento do processo de entrega das mercadorias vendidas.

A remuneração do Representante Comercial é um percentual sobre o valor das vendas, dependendo do potencial de vendas do produto.

Quais as vantagens de ser um Representante Comercial?

· Não ter patrão (Você é o seu próprio patrão);

· Liberdade de atuação;

· Não ter que cumprir horários;

· Não ter vínculos empregatícios;

· Rendimento depende somente do seu desempenho.

Qual a grande vantagem deste profissional?

Poder aumentar seu faturamento sem limites, dependendo exclusivamente de seu próprio esforço e desempenho. O faturamento pode ser aumentado ao crescer seu cadastro de Clientes ou ao aumentar o número de empresas representadas. Muitos Representantes Comerciais iniciam com um produto, conseguem sua Clientela e, posteriormente, acrescentam outros produtos para vender para os mesmos Clientes.

E os “ossos do ofício”???Não tem????

É claro que sim. Toda profissão tem seus pontos positivos, mas também tem seus percalços, que Você deve estar preparado para superar:

· É comum viajar a noite e trabalhar em fins de semana (ficar longe da família);

· À noite, no hotel, preenchem os pedidos e se preparam para o atendimento do dia seguinte;

· Carregam mostruários pesados, além de catálogos e outros materiais de apoio;

· Viajam somente de carro e algumas vezes de ônibus;

· Normalmente trabalham mais de 40 horas por semana;

· Trabalham sob pressão para atingir Metas pré-definidas;

· Tem que administrar seu negócio como qualquer bom empresário do mercado.

Na era do conhecimento, não basta identificar oportunidades de negócios. É preciso ter visão de futuro e saber compartilhá-la com Clientes, planejando a execução do empreendimento, reunir os recursos necessários e administrar bem, aproveitando ao máximo o conhecimento e o relacionamento conquistados.Alcançar o Sucesso num empreendimento exige preparo.

É preciso planejar previamente o negócio. De preferência ter experiência prévia no ramo. Se dedicar com exclusividade à empresa. Realizar esforços de aperfeiçoamento de seus serviços para adaptá-los às necessidades das Representadas.

Você deve fazer uma consulta prévia nas seguintes áreas:

· Consulta comercial (número de indicação do imóvel);

· Consulta de nome;

· Consulta de CRC;

· Consulta Receita Federal;

· Junta Comercial;

· Prefeitura Municipal;

· Receita Estadual;

· CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais).

Aí, deve procurar por empresas que precisem de seus serviços de Representação Comercial em catálogos, anuários de associações e sindicatos empresariais, sites na Internet, visita a Feiras e Exposições, redes sociais de relacionamento, sua própria network.

Tenha em mente, SEMPRE, que como Representante Comercial Você deverá acordar cedo para chegar ao Cliente antes do concorrente; estar sempre com o sorriso na cara mesmo que por dentro esteja chorando; acostumar-se a dormir sozinho e em diferentes lugares a cada nova noite; gostar de todo tipo de comida, estar disponível para viajar de segunda a sábado; não ter ciúmes da esposa; ter pouco tempo para seus afazeres e estar sempre consciente que quem faz a sua remuneração não é o seu patrão e sim VOCÊ.

PENSE NISSO. Se realmente é esta Vida que Você quer ter, VÁ EM FRENTE E BONS NEGÓCIOS!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$