segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quais os 5 tipos de Representantes Comerciais que encontramos nas Empresas:


Quais os 5 tipos de Representantes Comerciais que encontramos nas Empresas:


Campeão: faz parte do 1º time da Representada. Dificilmente será encontrado no seu escritório de Representação. Geralmente tem menos Clientes-problemas do que a maioria dos demais da Equipe. Ele oferece o tipo de serviço que o Cliente espera, sem permitir que os problemas se instalem. Ou os resolve com tanta eficácia e rapidez que eles se extinguem antes que possam virar mexericos. O Campeão adora compartilhar não apenas suas histórias de Sucesso, mas também novas técnicas e estratégias de vendas com os colegas nos Meetings/Convenções de Vendas e durante as horas que não se dedica às vendas. É uma pessoa ótima para se conhecer. No entanto não espere que ele o adote. Ele será sempre solidário e positivo, mas também estará sempre ocupado, cuidando de seus Clientes.

Sumidão: pode ser encontrado na maioria das Organizações. É uma pessoa ótima, mas não luta para atingir níveis de excelência. Vende o suficiente para não perder a representação. Se fizer uma grande venda este mês, pode apostar que vai vender menos no mês seguinte. Em vez de se dedicar a vender mais, passa boa parte de seu tempo em cinemas, surfando, praticando esportes radicais, levando seu carro para consertar ou fazendo qualquer outra coisa não produtiva. Se seu objetivo é ser um Representante de 1º nível dentro da Representada, não estreite sua amizade com o esconde-esconde. A coisa que o Sumidão mais quer ter é uma companhia para passar o tempo, qualquer outra pessoa que não fosse seu Cliente.

Simplício: esse tipo de Representante gosta mais de analisar e manter em dia suas estatísticas de vendas do que vender. Ele tem mapas, gráficos, objetivos a serem atingidos, nos seus “mínimos detalhes”. Geralmente, é muito organizado e atualizado. Orgulha-se de todo seu trabalho de análise e ficará feliz de mostrá-lo a Você. Tenha cuidado, entretanto, em não se deixar envolver em análises de suas vendas durante as horas em que estiver realmente vendendo. A análise profunda de nossa atividade é excelente, mas cuidado para não consumir muito tempo. Dedique suas melhores horas do dia às pessoas a quem pode realmente vender seus produtos ou serviços.

Ansioso: fica entusiasmado com o potencial que tem dentro da empresa. Ele gosta de estar onde esta, acima da média. Espera tornar-se gerente algum dia e não quer que ninguém ou nada se interponha no caminho que o levará a alcançar seus objetivos. Quer ser amigo de todo mundo e, eventualmente, o melhor de todos. Você tem que aprender a entender seus comentários, pois do contrário, começará a duvidar de sua própria capacidade como Representante Comercial.

Negativo: praticamente toda equipe de vendas tem um Representante que não deixa que a monotonia se instale no ambiente. Ele pode ter inteligência e competência, mas simplesmente não consegue deixar de falar mal da Representada, do gerente, do produto, dos colegas e até e principalmente dos Clientes. Esse tipo de Representante é um provocador, que tenta arregimentar outros para apoiá-lo. Mantenha-se longe dele. Os negativos não permanecem, a menos que demonstrem qualidades profissionais muito superiores à média. Seja qual for o caso, associar-se a um negativo pode deixar uma mancha em sua reputação capaz de durar por muito tempo, mesmo depois da saída dele da empresa.

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