terça-feira, 11 de agosto de 2009

INVISTA NOS SEUS CLIENTES ATUAIS
















Quem não quer aumentar suas vendas?

E pra isso, dia após dia Você procura prospectar mais, aumentar o seu portfólio de Clientes e aumentar a sua participação no mercado. Essa estratégia não está errada, apenas não esta totalmente certa de acordo com a consultoria americana McKinsey. A renomada empresa divulgou uma pesquisa realizada com inúmeras empresas brasileiras. Um dos focos do estudo era verificar o que de fato traz crescimento no mercado. Entre tantos dados revelados o que mais me chamou a atenção foi que ganhar participação no mercado dos concorrentes não é o maior fator de crescimento nos negócios.

A estratégia que mais deu resultado entre as organizações pesquisadas foi a de fazer o Cliente Atual comprar mais, o que representou 73% no índice de crescimento dessas empresas.

É nesse momento que aparece aquela pulga atrás da orelha e nos leva a pensar: O que realmente sua empresa está fazendo para aumentar suas vendas com seus Clientes Atuais?

Pense nas sugestões abaixo e aumente suas vendas com aqueles que já conhecem seus produtos e serviços:

Comunique-se com os seus Clientes. Invista na comunicação direta com o seu Cliente Atual. Não pense somente em vender, mas agregar mais valor nessa relação. Mantenha um banco de dados atualizado e fique atento ao tipo de informação que realmente vai fazer diferença para o seu público.

Ofereça novos produtos ou serviços. Pense sempre em como aumentar a demanda junto a sua clientela oferecendo melhorias constantes, produtos e serviços complementares ou interligados. Fique atento as datas comemorativas e eventos promocionais conjuntos. O que Você pode oferecer a mais no seu negócio?

Peça indicações. O Cliente Atual pode ser seu melhor vendedor, pois quando ele indica já temos uma bela referência para dar para nosso futuro Cliente. Eu fico estarrecido com o fato de poucos profissionais de vendas usarem tão pouco esta técnica. Cliente satisfeito adora indicar os amigos! Basta pedir! É simples assim!

Construa relacionamentos fortes e duradouros. O negócio não é vender só uma vez, mas vender sempre. Ofereça soluções e inteligência em vez de produtos, ajude o Cliente a realizar os seus sonhos, a economizar custos, ter estoques mais enxutos possíveis e ser mais eficaz em seus processos. A tecnologia é uma poderosa aliada, mas nunca vai substituir o contato humano.

A confiança e a criatividade são as maiores fontes de lucro do seu negócio. Não estou sugerindo que sua empresa pare de captar novos clientes. Não! Isso seria um grande erro. Mas erro maior é deixar de lado uma fonte de renda quase certa e já conhecida que está ali paradinha esperando um afago, uma promoção especial, um atendimento personalizado. O Cliente Atual, aquele que sempre volta, contribui mais do que ninguém com o que há de mais sagrado para qualquer empresa: a sua sobrevivência e seu crescimento.

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