segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FALE A LÍNGUA DO SEU CLIENTE.


Vamos refletir sobre o discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, feito na abertura de um programa de treinamento para seus funcionários. Diz o seu discurso, com algumas adaptações:
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera... Enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma Loja e espera calado... Enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina... Mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial... Parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça... Mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o Cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios
de toda ordem... Para levar-me de novo à sua empresa.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas... A pequena gentileza, tão barata, de me prestar um pouco mais de cortesia.
Uma frase de Sam Walton que ficou famosa diz assim: “Clientes podem demitir TODOS de uma empresa, do presidente para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.
Alerta: As empresas jogam um caminhão de dinheiro fora investindo em publicidade, oferecendo o melhor produto e não investem uns poucos milhares em treinamento para atender melhor.
As pesquisas dos últimos anos dizem que
96% dos clientes não reclamam, apenas mudam!
Espero que o exemplo de Sam Walton e suas palavras possam ajudar a melhorar o atendimento dos vendedores e a cortesia das pessoas...


Veja a seguir algumas dicas para a conquista do Cliente:


1 - Cumprimente o Cliente com um aperto de mão
e um sorriso no rosto, na entrada e na saída;
2 - Pergunte seu nome e se apresente;
3 - Deixe bem claro, na imposição de voz e na postura, que ele está diante de um profissional prazeroso com sua atividade;
4 - Pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da casa. Se a resposta for negativa, dê informações a respeito;
5 - Saiba exatamente o que o Cliente procura e apresente a ele propostas condizentes com sua expectativa;
6 - Dê sugestões, quando necessário, mas sempre levando em consideração o estilo da pessoa.


Como organizar as prateleiras:


1 - Mantenha as prateleiras cheias e com os principais produtos bem visíveis;
2 - Deixe tudo muito limpo e impecável;
3 -
Em lojas de vestuário, atente para a combinação de cores;
4 - Coloque os varões ou araras em altura confortável para a clientela;
5 - Use adequadamente a iluminação, no fundo ou em cima;
6 - Opte por equipamentos e móveis ajustáveis;
7 - Quando a loja utilizar o sistema
self-service, deixe os preços bem visíveis.


PENSE NISSO e veja se Você está falando a língua do seu Cliente.

Sucesso e muitas Vendas!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Nenhum comentário:

Postar um comentário