quinta-feira, 10 de junho de 2010

Você vai viver de Representação Comercial??????


Você vai viver de Representação Comercial??????

A imensa maioria de nós, Representantes Comerciais, começou nessa profissão por absoluta falta de opção. Em outras palavras, quase todos nós fomos, por alguma circunstância da vida, como que... obrigados a vender. Não optamos por vendas de livre e espontânea vontade. Não havia em nós a consciência de: “Nasci para Vender”.

A meu ver, isso não denigre e não diminui ninguém, pois entre nós há aqueles que, em algum momento, deram-se conta de que essa profissão é maravilhosa e que, se bem aprendida e praticada, torna-se uma fonte inesgotável de auto-realização, além, é claro da realização financeira, que é importantíssima.

Vendas, portanto, “aconteceu” em nossas vidas, o que justifica algumas das muitas dificuldades que temos para praticar essa difícil profissão. Para muitos é, ou foi, preciso fazer grandes sacrifícios para conseguir sobreviver fazendo da venda um meio de vida. Tudo bem conseguimos superar algumas dessas dificuldades e aqui estamos “são e salvos”.

Buscamos nosso aprimoramento pessoal e profissional através de estudos, leituras, palestras, cursos, etc., de forma a nos tornarmos o mais competente possível.

Tenho feito a seguinte pergunta às pessoas em salas de aula e nas palestras que tenho feito: “Você vai praticar vendas pelo resto de sua vida profissional?”. É muito importante tomar uma decisão a este respeito, porque, se no início as coisas aconteceram sem que tivesse havido uma clara opção, agora ela se torna absolutamente necessária.

Se a resposta for NÃO, então está tudo errado e Você jamais será um competente Representante Comercial. Na verdade, Você está se enganando e “agonizando” um pouco a cada novo dia; Você jamais será um Campeão. Um Vencedor!! É preciso querer ser um Campeão para poder vencer as dificuldades naturais da nossa profissão.

Se a sua resposta for NÃO, então Você está, mas não é Representante Comercial. Você é o famoso Jaque, aquele sujeito que - entra ano, sai ano, entra empresa, sai de empresa, experimenta um ramo, experimenta outro-, não dá certo em nada e também não muda nada. “Já que não deu pra nada, foi ser Representante Comercial”.

Durante muitos e muitos anos foi muito fácil vender e sobreviver vendendo. Todos nós vivíamos da “virada da tabela”. Vender era apenas ir aos Clientes e dizer: “Compra hoje que amanhã será mais caro”. Mas... e agora?

Agora sobreviver não pode ser o objetivo de quem se dedica a tão difícil tarefa: Representação Comercial. O que se quer mesmo é o Sucesso e existem 12 dicas que devem ser respeitadas para que se consiga ser um Sucesso na profissão:

  1. Fazer da venda mais do que uma profissão. É preciso sentir prazer em ser um Representante Comercial. É preciso se apaixonar por esta profissão;
  2. Entender que Você sempre terá que aprender e o que aprender. A cada nova entrevista de venda realizada, mais uma sessão de aprendizado;
  3. Praticar auto-treinamento. Em vendas não há mágica, nem milagres. Existe muito, mas muito mesmo, TRABALHO;
  4. Saber que todos os dias, pela manhã, estão todos desempregados. De nada adianta o seu Sucesso de ontem. Vendeu bem ontem? Parabéns, mas tem que vender hoje de novo;
  5. Ninguém irá sustentar ou pagar Você por nada. Ou Você produz e gera resultados ou...;
  6. Estude e melhore a si mesmo, o tempo todo. Representante Comercial é como artilheiro de time de futebol: se não marcar... Tchau;
  7. Trabalhar muito. Esqueça o relógio e o calendário. Ficar escolhendo Cliente, dia e hora para trabalhar é coisa de incompetente;
  8. Tenha um roteiro e um planejamento diário de atividades. Não caia nesse “papo furado” que Representante Comercial de Sucesso é “bagunçado”. Você não conhece nenhum profissional de Sucesso indisciplinado;
  9. Ser 100% ético e honesto. Não minta nunca;
  10. Não trabalhe apenas por dinheiro, mas pelo prazer de fazer o melhor que Você pode, todos os dias, por Você e pelos seus;
  11. Assumir definitivamente que Você é E será Representante Comercial pelo resto da sua vida. É preciso ter consciência de que Viver para Vender é muito melhor do que viver de vender (Venda Todo Dia o Dia Todo!!!$$$);
  12. Vender é um modo de ser, é um estilo de Vida. Ou Você vende o tempo todo, ou não é um verdadeiro Representante Comercial.

Você só tem esta Vida para viver, portanto, não continue jogando-a fora. Busque conviver com pessoas de Sucesso e veja o que elas fizeram e fazem para ter Sucesso.

Não se esqueça que a humildade nunca fez mal a alguém e procure aprender sempre.

PENSE NISSO. MUDE SUA ATITUDE E SUCESSO!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$

10 comentários:

  1. Olá Maldonado , preciso conversar c/ voce urgente, favor entra em contato comigo. através do e-mail

    henriquemilazzo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas, temos que decidir ser vendedor e vestir a camisa, ser samurai.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,

    Derrepente me peguei querendo vender, lendo livros de vendas, conversando com vendedores de todos os tipos e,ficando super feliz com o simplis fato de poder ajudar o cliente a solucionar o seu problema. Meu novo foco..treinar mais e mais. Acho que nasci pra isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.

    Estou desmpregado faz dois meses, mas desde que saí por conta própria da empresa onde eu trabalhava decidi, vou ser Representante Comercial e vou ter sucesso! Foi muito bom ter lido essa postagem, mais um material que vai me ajudar ainda mais a obter meu sucesso!

    Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Douglas! Como vc está hoje? Continua na profissão? Deu certo?

      Excluir
  5. Vender e uma arte, nao e pra quem quer e pra quem pode.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa esta matéria vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  7. Tem muita gente que acha que representação comercial e para quem não gosta de trabalho e horários.

    ResponderExcluir
  8. #perfeito "Somos melhores, quando realmente desejamos ser os melhores"

    ResponderExcluir