terça-feira, 4 de agosto de 2009

VOCÊ ESTÁ OFERECENDO RELACIONAMENTO E SERVIÇOS?


“Este texto é parte do preâmbulo do livro Você vende p/as Lojas ou através das Lojas? De Roberto Lira Miranda – BookMidia Editora”

...na realidade, nenhuma Loja compra produtos em si. As Lojas compram a esperança de vender esses produtos com facilidade e um bom lucro.

Acontece que cada vez mais, em virtude do crescimento da concorrência entre fabricantes, os Lojistas têm cada vez mais produtos para vender e cada vez mais marcas e modelos de um mesmo produto.

Todos os Lojistas já sabem que se comprarem todos os produtos de todas as marcas que lhes sejam oferecidos eles não conseguirão vendê-los nem com facilidade, nem com lucro.

Mais do que isso, eles sabem que se aceitarem as propostas de todos os representantes comerciais eles vão “quebrar”. E bem depressa.

A maior parte dos fabricantes ainda não se deu conta que sem a cumplicidade do consumidor não há nenhum futuro para seu negócio.

Todas as Lojas podem sobreviver sem vender os produtos do líder de mercado. O líder de mercado, NÃO.

Os representantes comerciais, em contato direto com os Lojistas, têm de fazer com que o Lojista prefira seus produtos dando a eles seus pedidos.

Eles podem preferir este ou aquele fornecedor. Este ou aquele negócio. No frigir dos ovos, acabarão pendendo para aqueles que lhes ofereçam mais vantagens, maiores facilidades, MAIS APOIO.

Hoje e cada vez mais, futuro adentro, os fornecedores terão de preocupar-se e ocupar-se do trabalho de “ajudar seus revendedores a vender” não importa se entendam que essa seja a preocupação, a função, a responsabilidade ou a obrigação do Lojista.

Reconhecendo que o Lojista e, em última análise, seus balconistas é que são os responsáveis finais pelo escoamento de sua produção, os fornecedores passam a preocupar-se com o problema de gerar ações que atinjam os Lojistas e balconistas para estimular o “giro” de seus produtos nas Lojas.

Vejam que este livro foi escrito em 1997 e direcionado para um público geral (indústrias no geral) E É TÃO ATUAL.

Cada vez mais os Lojistas estarão “se amarrando” com quem puder lhes dar RELACIONAMENTO & SERVIÇOS!!!!!!!!!!!!

Quem efetivamente estiver preocupado e agindo para garantir-lhes o giro dos produtos no balcão e fortalecendo o conceito de MARCA junto aos consumidores.

Você, Representante Comercial, está oferecendo Relacionamento e SERVIÇOS????????

Ou apenas atendendo seus Clientes “na época de Coleção” e ligando do celular com uma abordagem do tipo:

-“Bom dia, Jorge,,, como estão os negócios?”

-“Oi. Como vai? Liguei apenas para ver se Você está precisando de alguma coisa”

-“Boa Tarde... Tem alguma coisa para mim hoje?”

PENSE NISSO e veja o que Você está planejando e realizando para mudar esta realidade.

Sucesso e muitas Vendas!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

2 comentários:

  1. Robertão, de fato muitos representantes de vendas se esqueçem de que devem ajudar o cliente comprar do que simplesmente tentar vender!

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  2. Boa matéria Maldona. Parabéns pelo blog e pelo link: VENDATODODIAODIATODO

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